A CONCENTRAÇÃO

Uma cena muito ilustrativa do que deve ser a concentração de um candidato no decorrer da prova pode ser retirada de um dos momentos do grande campeão Michael Schumaker, considerado por muito entre os três maiores ícones da Fórmula 1.

Em uma parada nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento, algo errado aconteceu com a mangueira de combustível, vazando sobre seu carro e entrando imediatamente em combustão. A equipe, que estava bem perto do carro, abriu em passos para trás, como uma reação natural de defesa. Todos ficaram assustados com a labareda que se formou, o locutor alterou seu tom de voz para o desespero e o mundo se voltava para aquele carro.

Extintores de incêndio foram acionados bem na direção da entrada do tanque, localizada atrás da cabeça do piloto, e quando tudo pareceu controlado, o carro pôde continuar a corrida.

 

O grande detalhe desta cena foi que o piloto sequer fez menção de sair do carro. Apenas olhou pelo retrovisor para ver o que acontecia, mas sua concentração era tamanha que, apesar do que viu, manteve-se fixo e concentrado no mecânico que segura aquela placa que indica quando deve acelerar e sair.


O mundo estava desabando e ele não perdeu a concentração, nem tirou as mãos do volante!

O vídeo está aqui (copie e cole no buscador do youtube):

https://youtu.be/k-gtJgoYUPk

 


A concentração de um estudante de concursos é treinada diariamente. A ideia é a de que nada pode abalar o objetivo de cumprir o programado para estudar naquele dia. O estudante deve prosseguir como um rolo compressor, esmagando os imprevistos e ignorando o que pode lhe atrapalhar.

 

Chega a ser egoísta o sentimento, mas na verdade o mundo deve girar em torno daquele programa de estudos, o Centro do Universo. Raríssimas concessões podem ser feitas, somente casos em que não exista absolutamente outra forma de resolver sem interromper seus estudos, podem ser atendidos.
 

O exercício diário da concentração lapida o candidato para o “dia D”, o dia em que ele estará sozinho frente a frente com uma prova cheia de questões, e com aproximadamente 4 horas para resolvê-la.


Uma grande dificuldade que já percebi em muitos candidatos é a de se manterem sentados por mais de duas horas no campo de batalha de uma prova. Geralmente começam a ficar agoniados, se mexem para todos os lados, qualquer coisa os desconcentra, não conseguem manter uma postura única na cadeira. Acabam fazendo a prova com uma pressa desnecessária, mais querendo se livrar daquela situação incômoda, para a qual não estavam totalmente treinados, do que pensando em passar no concurso.


Para combater esta inquietude, vá para a sala de provas imaginando ser o último a entregar as provas. Esta predisposição de disputar para ser o último a sair da sala já retira um pouco da ansiedade que nos ataca após algumas horas de prova.



Aprender a concentrar-se nada mais é do que um exercício diário de determinação. É o aluno se programar para estudar determinada quantidade de matéria repartida em tarefas, e só se levantar da cadeira quando terminar, mesmo que isso lhe tome 06 horas seguidas.


Manter um alto nível de concentração faz com que o aluno chegue a um estágio mental próximo do alfa mencionado no capítulo sobre o “Sono”.


Para isso é preciso que se desligue do mundo enquanto estiver voltado para as matérias, relaxe as pernas, os ombros, mantenha uma postura ereta na cadeira, mas de modo que lhe seja confortável, respire pausada e profundamente, procurando estar em um local bem ventilado e iluminado.


Sem perder a concentração temos que dar o desconto para uma ida ao banheiro, quando der vontade, e para uma esticada no corpo a cada hora, desde que próximo à mesa de estudos. Além disso é necessário fazer uma parada técnica de 15 minutos para pegar um ar e relaxar a mente a cada período prolongado de concentração nos estudos. Considero prolongado a partir de 3 horas de estudo direto, mas cada aluno tem o seu limite para considerar o que seja prolongado e realizar este procedimento de renovação mental.

E como dica: antes de ir para a prova assista o inspirador vídeo do Schumi.

_________________________

 

SE POSSÍVEL, SEJA O ÚLTIMO A ENTREGAR A PROVA

_________________________