A ENERGIA POSITIVA

Um ambiente tranqüilo é o ideal para o aprendizado. Falamos sobre isso no capítulo sobre o local de estudo. Uma biblioteca silenciosa, bem iluminada, com a temperatura agradável, pode ser o seu quarto mesmo, desde que esteja preparado para manter seu equilíbrio e ritmo de estudo.

 

Falamos sobre o ambiente externo, mas existe um outro lado com importância fundamental para a tranqüilidade do estudo, uma mente tranqüila, o ambiente interno do candidato.

 

Não digo uma mente sem problemas, estes podem ser até uma motivação para estudar. Problemas financeiros ocasionados por uma demissão inesperada ou uma doença na família, não se pode evitar, temos que aprender a conviver com eles e fazer o melhor para superá-los.

Mas existem outros problemas que podem ser neutralizados, desde que haja uma busca pela tranqüilidade. Se brigou com um familiar, principalmente os que moram com você, peça desculpas rápido, mesmo que tenha razão! Anule este peso. Se tem um relacionamento conjugal complicado, perderá menos tempo se primeiro resolver o que está errado, para depois recomeçar nos estudos. Se houve um desentendimento com um vizinho, colega de trabalho, amigo do colégio ou faculdade, cure logo essa ferida, não deixe que um momento infeliz tome conta da sua energia vital. É claro que ninguém tem que virar mártir para vencer nos estudos; se o vizinho é barulhento, mal-educado e não respeita a convivência em sociedade, isto vai acabar mesmo em reunião de condomínio ou na delegacia.

As situações a que me refiro são aquelas que podem ser resolvidas com uma dose de coragem e humildade de nossa parte, e que você terá muito mais a ganhar em tranqüilidade. Uma fechada no trânsito, um atendimento deselegante em uma loja, alguém furou a fila do banco, arranharam seu carro, seu time perdeu e um desconhecido gozou com a sua cara, respire fundo e deixe tudo pra lá. No momento é bem provável que você não conseguirá pensar em nada, mas depois, caso tenha conseguido não reagir de impulso, pense em como foi bom conservar essa energia e direcioná-la com mais força para os estudos.

Escrevo isso para os concurseiros e para mim mesmo. Neste mundo louco em que vivemos, é muito melhor perder uma partida por um momento, mas ganhar a tranqüilidade no resto da semana. É um exercício diário para todos. Em uma hora de relaxamento, leiam livros sobre como ter uma vida mais leve, sempre considerem a possibilidade de aprender.

 

Outra situação que amplia sua aura de positividade, já falada no capítulo sobre o estudo ativo e passivo, é ensinar a matéria para os amigos, dar dicas dos melhores livros, melhores sites de informações, cursinhos, apostilas, dvd’s, audiolivros, tudo que for possível para melhorar a vida do próximo.

 

Muitos pensam que esta pessoa irá tomar a sua vaga, o que é uma bobagem. Garanto a você, esta pessoa além de não tomar a sua vaga, será um aliado em sua vitória, pois como já dito, no momento em que você ensina, também está aprendendo, na verdade, está consolidando profundamente o aprendizado. E tempos depois é bem possível que vocês dois estejam trabalhando na mesma casa ou em órgãos próximos: Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal, Banco Central. Será com prazer e gratidão que lembrarão destes árduos tempos de estudo.

 

A aura daquele que ajuda é outro ponto importante na busca da tranqüilidade mental. Uma energia positiva é formada ao seu redor, como uma redoma de harmonia, que atrairá também pessoas e situações com energias próximas, gerando um ambiente ótimo de prosperidade nos estudos. É bem provável que uma ajuda inesperada do destino aconteça, e esta pessoa nem saiba de onde veio, sendo que ela mesma atraiu esta graça. Alguns chamam de milagre, sorte, atração; prefiro apenas de sintonia e dizer que faz muito bem para quem está na estrada dos concursos.