Uma das maneiras de se formar conceitos positivos sobre algum assunto é buscar o apoio das imagens mentais. São interpretações figurativas de certos fatos, traduzindo acontecimentos de uma maneira de fácil visualização, de modo que quando penso em determinado tema, a imagem mental toma conta do ambiente, trabalhando a mente de uma forma otimista.


Eis algumas imagens mentais que criei e que me auxiliaram nos estudos, tanto no consciente quanto no inconsciente. A mais comum surgia quando estava no caminho de casa para a biblioteca, para enfrentar mais 8 horas de estudo. Me via como um “tanque de guerra”. Chega a ser engraçado, mas era isso mesmo, um tanque de guerra.


Só ilustrando a cena: ia carregando uma mochila dessas do tipo que as pessoas levam para a academia, só que cheia de material de estudo, contendo tudo aquilo que iria ser estudado naquele dia. Era pesada, o que pode ter reforçado a
ideia de um tanque.

Me imaginava como um tanque de guerra andando em velocidade lenta, mas firme, sobre um terreno acidentado, atropelando os obstáculos, não tomando conhecimento das barreiras do caminho. Quando caía uma chuvinha fina, aí é que eu viajava mesmo.

Esta imagem ainda me acompanhava quando sentava na biblioteca e preparava a primeira leitura de um bloco de fichas. Me imaginava em pleno combate.


Se nossa visão de um concurso público for estritamente a que formamos em nosso Lado Esquerdo do cérebro, esta história de “tanque” não tem o menor sentido.


Mas existe o Lado Direito do cérebro que vive disso, da criação, do inusitado, do diferente fazendo sentido. A criação do tanque no método de estudo foi puramente uma obra do Lado Direito do cérebro, mais uma forma de buscar seu apoio no nosso exercício diário de estudos.


Assim como as fichas são personalíssimas, as imagens mentais também são. Cada um tem liberdade para fazer a associação mental com qualquer objeto que lhe estimule continuar esta batalha.

 

Você pode imaginar-se um submarino, um avião, uma roda-gigante, um atleta olímpico, um corredor de F-1, enfim, o que vale é a interpretação que a mente de cada um faz daquele objeto, e a sua associação com os estudos diários.


As imagens mentais fortalecem nosso espírito tanto no dia-a-dia de estudos como também no dia da prova. Exatamente como os treinadores de boxe falam para os seus pupilos na hora do combate: “Você é um tigre cara!”, “Ninguém te segura, você é um rolo-compressor”, e outras coisas desse tipo.


Uma boa maneira para chegar no dia da prova é com a visualização da imagem mental que você criou durante seus tempos de estudos. Ajuda a concentrar e fortalece a autoconfiança.


No decorrer da prova, a cada pequena vitória nas questões que você sentiu que acertou, traga novamente a imagem mental vitoriosa. Isto lhe ajudará a manter o mesmo nível de excelência na resolução dos próximos exercícios.

AS IMAGENS MENTAIS