lecture-3986809_1920.jpg

PROCURE UM CURSINHO

_______________________________

POR ONDE DEVO COMEÇAR?

_______________________________

 

 

Essa questão que nos abate quando começamos a estudar é um verdadeiro tormento. Estamos tão crus para a competição, que é difícil saber para onde apontar a mira no início. Além de tudo ainda tem o fator financeiro, que não é ilimitado. Não dá para desperdiçar.

 

Oriento o candidato a procurar um cursinho preparatório, se houver em sua cidade. Nele será apresentada a matéria do concurso escolhido e o modelo de prova que irá enfrentar, além de dicas sobre os melhores livros, apostilas e sites da internet.

 

Será seu primeiro contato com o que chamo de “mundo dos concursos”.

_______________________________

PROCURE UM CURSO PREPARATÓRIO

_______________________________

 


Quem não pode arcar com um curso preparatório, recomendo que economize um pouco de dinheiro e programe-se para este investimento. O que parece tempo perdido economizando dinheiro pode se refletir em uma economia de tempo no futuro, pelos atalhos que o estudo em um cursinho pode proporcionar.


Nas cidades em que não existem cursos preparatórios, ou mesmo nas que existem, recomendo sempre a compra de bons livros, a consulta de sites sobre dicas, provas de concursos anteriores, aulas virtuais e exercícios simulados.

Já não é mais desculpa dizer "ah, na minha cidade não tem cursos preparatórios, por isso estamos em desvantagem". A internet veio para equilibrar de vez esta balança. Você pode morar em qualquer lugar do planeta e ter acesso à mesma aula que os alunos dos centros tradicionais de concursos têm. Não há mais distâncias.

Vou um pouco mais longe, hoje a minha preferência por estudar é com cursos on-line. Posso pausar a aula quando quero, assistir nos meus horários disponíveis, gravar para meu uso pessoal e não tenho o risco de interrupções por conversas, problemas pessoais do professor, do prédio do curso, do trânsito. As vantagens são grandes.

Como desvantagem temos a necessidade de disciplina, autocontrole para não dispersar pela internet, domínio para vencer a tentação de ir à cozinha ou para o quarto tirar um cochilo "rapidinho". Ainda tem o problema do soldado no quartel. É preciso também treinar a equipe de casa para não perturbar. 


Outra fonte de informação são as comunidades virtuais na internet e os grupos de whatsup. Os concurseiros podem trocar idéias sobre um concurso que está por vir, os professores podem divulgar onde estarão dando aula, um colega pode fornecer aos outros um bom material de estudo e até dicas sobre como estudar podem ser encontradas, como é o caso da comunidade que leva o nome deste livro “MANUAL DE UM CONCURSEIRO”, que fiz no Facebook.


O concurseiro não precisa sequer ter computador, hoje o mundo está literalmente nas nossas mãos, desde que Steve Jobs e cia criaram a maravilha moderna do smart phone.


Como vimos, o acesso à informação está cada vez mais democratizado, o concurseiro que encontrar meios de obtê-la de forma mais precisa estará em vantagem.

Gostaria de passar um exercício agora para você:

Pare a leitura.

Abra outra aba e faça buscas de cursinhos que atendam o concurso para o qual você pretende estudar.

Digite palavras-chave como: "curso on-line"; "nome do concurso"; "desempenho"; "concurso"; "100% on-line".

Encontrando algo, já demos um primeiro passo, que pode criar muitos atalhos.