O livro que mudou minha vida

Exatamente no dia 25 de julho de 2005 consegui uma parceria para que a primeira livraria vendesse o Manual de um Concurseiro.

Tempos depois descobri que por coincidência neste dia também comemora-se o "Dia do Livro". Coincidência?

Jamais minha vida foi a mesma. Pensei que ao lançar a obra, daria por concluída minha tarefa de apresentar ao mundo o método de estudo que me levou ao sucesso de primeira no concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal. Estava enganado, bem enganado. A história estava apenas começando.

E até hoje a força dessa conexão só aumenta, é impressionante como as pessoas tem o poder de retroalimentar umas às outras. É o que sinto quando os estudantes ávidos por informações me procuram tirando dúvidas. Jamais pensei que a resposta seria algo tão gratificante, sério.

A criação deste blog tem exatamente o objetivo de ampliar o contato com os concurseiros, e apresentar um rol de comentários que podem ajudar a todos que buscam a melhoria de suas técnicas de estudo, inspiração para continuar ou mesmo agregar mais informações sobre este mundo fantástico que chamei no Manual de um Concurseiro de "mundo dos concursos".

Abaixo já começo respondendo à algumas dúvidas de um leitor, inaugurando o objetivo desta página:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1- Elogio: Em primeiro lugar gostei muito do livro sobretudo pela forma holística com que aborda o assunto "concursos".

É o contrário de uma visão bitolada. Nos vídeos você vai ainda mais além, o que é muito bacana.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado pelo reconhecimento. Cada feedback agradecendo é importante, nos dá a entender que estamos no caminho certo, e motiva para continuar.

Os vídeos no youtube ajudam demais, tanto os leitores quanto a mim mesmo, porque possibilita que ampliemos as nossas dúvidas e nos conheçamos melhor. Além de, é claro, ser um prazer falar. Outra coisa que descobri com o tempo e graças ao Manual.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2- Primeiras sensações com as FICHAS: Comecei a fazer fichas ainda relativamente devagar. Estou fazendo o curso

do Estratégia via PDF (sobretudo) e já vi bastante coisa. É uma pergunta que farei abaixo. De qualquer modo, tenho usado

as (poucas) fichas que já fiz no METRÔ indo e voltando do trabalho e é realmente surreal as conexões que começo a tecer.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este é um detalhe importante. Qualquer conhecimento novo começa devagar, ainda mais quando temos que produzir algo. Isso é natural.

Os concurseiros me falam disso há anos, que é a confecção das fichas é lenta. Eu digo: é isso mesmo, o começo é assim.

E adianto a vocês, a velocidade de confecção vai aumentar, mas isso leva tempo e é um processo muito bonito que acontece em nossa mente. Aos poucos criamos um dicionário de símbolos que simplificam a informação. Então aquela ficha que demorou para ser construída no início dos estudos pode ser reescrita com muito menos tinta e limpeza de informação. Essa é uma das partes mais impressionantes do método Viégas.

Chamei método Viégas porque quero diferenciá-lo do método de mapas mentais. Mas sobre isso falaremos em um posto mais pra frente. Me lembrem.

Então meus amigos, não se preocupem com a velocidade. Sobre o tema velocidade do aprendizado, recomendo a leitura da obra do professor Pier Luigi Piazzi, que pregava exatamente o contrário do fast food da apredizagem. Na visão deste grande mestre, que infelizmente já nos deixou, ao invés de estudar muito de uma vez, o ideal era estudar pouco, mas com regularidade. Quando li a obra do professor Pier, realmente me emocionei, falamos a mesma língua, exatamente a mesma. Estes são os links para os seus livros:

Você diz que está fazendo um curso sobre o assunto. Isso é ótimo! Você está no grupo dos concurseiros que despertou para a necessidade de afiar o machado, que percebeu que a vitória pode ser decidida no detalhe. Cada curso, cada livro, cada post tem a infinita possibilidade de acrescentar milímetros preciosos rumo ao sucesso, por isso são preciosos. Valorize cada informação que tenha por objetivo melhorar seu estilo de aprendizagem.

Você faz fichas no Metrô. Que incrível! Já percebeu que tempo é vida, e que devemos aproveitar cada segundo para os nossos objetivos. Se conseguiu fazer as fichas no metrô, que ótimo, aproveite esta habilidade, e digo mais, já há aí um treinamento de concentração.

Realmente ficamos surpresos com as conexões que o nosso cérebro começa a fazer. As fichas tem um poder incrível, parece aquela brincadeira que as crianças gostam de fazer de ligar e desligar as luzes dos cômodos, sabe? É assim que me sinto, a informação fica pulsando e se conectando com outras. É um milagre em andamento.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3- Dúvidas: Ouço (na verdade leio) muito, seja do Alex Meirelles, seja de outros, uma certa PRESSA exacerbada em passar.

Falam que 30 horas líquidas semanais é BÁSICO. E não tenho esse tempo - ao menos não no momento - e nem tenho essa

pressa toda em passar. Sou concursado, tenho aspirações maiores e melhores, mas acho que tudo tem seu tempo.

Dito isso, tenho todo o material para trás para fichar, que acho que é importante e necessário mesmo que eu "gaste" tempo -

na verdade vejo como investimento. Como você vê?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a sua dúvida, você mesmo já respondeu, tudo tem o seu tempo. Acrescento que mais do que tempo líquido, inauguro um novo termo para dizer que mais importante é a concentração líquida. Quanto mais treinarmos a atenção, maior é o resultado por segundo trabalhado.

É claro que quem dispõe de mais tempo e domina técnicas de concentração e um bom método de estudo, tem vantagem. Mas o mundo é grande meu amigo, e no final, o primeiro lugar terá o mesmo salário do último aprovado e contratado. Apenas pode tirar uma onda a mais e dizer que foi o number one...

E mais, ainda que você não passe agora, veja bem a conta que vou fazer, atenção: ainda que você não passe agora, você já somou conhecimento de tudo que estudou, não seja tolo em desistir, isso é coisa de amador. Voltando, ainda que você não passe agora, e pior, ainda que você não passe na próxima; exista algo que ninguém lhe toma, a estrada caminhada, o conhecimento acumulado. E chegará um momento que ele será tão grande, que você terá tanta bagagem, que, nem mesmo seus novos concorrentes tendo 12 horas por dia para estudar com a melhor técnica do mundo, conseguirão o tempo suficiente para chegar onde você está, no ponto em que seu cérebro está, para ser mais claro. E parabéns, a sua vez chegou.

Lembre-se de que chamei de "novos concorrentes" porque aqueles outros que passaram na sua frente já não estão mais na parada, eles já entraram. Este é um detalhe que muitos que desistem não percebem, acreditam que seus concursos serão uma eterna disputa com os que passaram na sua frente em concursos anteriores, como a brigar com fantasmas que simplesmente não existem mais! A fila andou...

Sobre o material passado para fichar, você está corretíssimo. Volte tudo que já estudou e agora aplique a técnica das fichas do Manual de um Concurseiro. Garanto a você que será como enxergar um mundo novo, o mesmo mundo, porém com um outro olhar. É um processo emocionante. Poderia até dizer divertido, mas aí já seria exagero. Divertido é tomar um banho de mar...

Com certeza é um investimento. Diria ainda que é "o" investimento, quando trato do método. Fichar o máximo possível. Cobrir as matérias até o último dia antes da sua aprovação. E depois ainda... Falaremos sobre isso em outro post. Mas já adianto, depois que você perceber o poder desta técnica, não a deixe esquecida, continue estudando outras coisas. Mas isso é mais pra frente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 - Modelos de Fichas: Acho que você colocou uma quantidade boa no facebook, confere? São mesmo em preto e branco na sua maioria?

Acho que isso acelera o processo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Realmente coloquei vários modelos de fichas no face, e a maioria é em preto e branco mesmo. Este é um dos motivos que tenho uma imensa necessidade de falar com vocês sobre a diferença dos mapas mentais para o "Método Viégas". Existem semelhanças, mas também existem grandes diferenças, e uma delas é a desnecessidade de cores. Se elas existirem, tudo bem, se não, tudo bem também. 95% das minha fichas eram em preto e branco!!! Está informação é inédita e surpreendente. Repito: 95% das minha fichas eram em preto e branco. O motivo: eu nunca tive tanto capricho.

Sobre isso, saio um pouco do assunto para falar ainda sobre ele no final.

Eu faço suco verde todos os dias, lavo os ingredientes em água corrente e espirro um líquido que específico para isso, e pronto, já posso mandar para o liquidificador, sem uma combinação rígida. Escolho na hora o que vai ser consumido. É sempre uma emoção e uma surpresa o sabor. Ás vezes, quando fica esquisito, resolvo com umas fatias de abacaxi. Mas no geral sei que é um alimento sensacional para começar o dia.

As fichas são parecidas. Não siga muitos rigores, não enfeite demais, deixe que a emoção, as conexões com sua história de vida pipoquem no momento da criação, vá tentando fórmulas novas para as mesmas palavras e ideias. Pode ser que algumas fiquem esquisitas, principalmente no início, mas no geral tenho certeza absoluta de que você está no caminho certo, crescendo em pontos imperceptíveis quando vistos no dia, mas quando somados, te farão um vencedor nessa história.

É isso pessoal. Estou imensamente feliz de abrir este canal com vocês. Estejam à vontade para inserir perguntas e comentários.

The best is still yet to come.

Alex Viégas

25/07/2017

Thank you!

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes