Dicas laterais de uma prova

A preparação para um dia de prova vai além da abordagem das matérias que estão no papel, da forma de ataque ao conteúdo de matérias ali distribuído, que é importantíssimo e falaremos sobre isso mais pra frente.

Porém, neste post quero tratar de alguns aspectos simples, alguns detalhes que somados fazem a diferença (como sempre), e que muitas vezes só percebemos no dia D. Vamos lá.

A roupa:

Evite ir com roupas de time, principalmente se o seu time exercer uma reação de 8 ou 80 nas pessoas. Pra quê atrair de graça as energias de desgosto em relação à esta agremiação, pra quê. Pode ser até que o fiscal de prova torça para o time arquirival deste, e por mais profissional que ele queira ser, e muitas vezes independente da vontade dele, ele já jogou uma energia pro seu lado.

Pode ser que você não acredite em nada disso de energia, que vale a matéria mesmo, e que se você está preparado, não tem torcedor rival que vai perturbar o seu sucesso. Mas volto a perguntar: pra que arriscar?

Falamos de energias sutis, mas pode acontecer algo bem mais ofensivo, um comentário negativo, ou pior, uma inocente conversa sobre a final de 1975 em que o juiz não viu o empurrão do zagueiro na cara de todo mundo. E claro que você discorda, e lá vai energia.

Meus amigos, eu já vi com os próprios olhos candidatos discutindo coisas de partido político no intervalo do almoço em um trailer em frente ao local de provas. Ou seja, em um momento que deveria ser utilizado para recarregar energias, os dois estavam fazendo exatamente o contrário. Imaginem como voltaram para encarar mais 4 horas de prova.

Então, para resumir a história: vá com uma roupa básica, chamando zero a atenção para você.

Evite insígnias, emblemas, símbolos, frases de efeito, cores chamativas. Aja como um espião completamente inofensivo e indiferente. Repito: chame zero a atenção para você.

Às mulheres também recomendo roupas que não chamem a atenção. Evitem a produção. Este definitivamente não é o dia ideal para ser importunada por um admirador perguntando se você acredita em amor à primeira vista.

Pode ser que você contrarie completamente o que eu disse porque acredita que nesse dia quer se sentir o máximo, de bem com a vida, com a melhor roupa, maquiagem, cabelo, etc. Tudo bem, torço para que realmente dê tudo certo, assim como torço para o cara que quer ir com sua camisa inseparável do time do coração porque sempre lhe deu sorte. Estas são apenas dicas para ficarmos praticamente invisíveis no dia D.

Passando da indumentária para as companhias. Evite muita conversa na porta do local de provas, principalmente com estranhos, mesmo que sejam candidatos. Este é um dreno total de energias. Pessoas com ansiedade, nervosismo, medo, inveja, descrença, todo tipo de energia que devemos evitar, mesmo que sejam nossos amigos inseparáveis que estudaram conosco e afirmam de pés juntos que estão na nossa torcida.

Confie no seu pai e na sua mãe e já está ótimo. Vale um outro parente que vem acompanhando a sua árdua caminhada.

Chegue no local de prova cedo, com uma hora de antecedência. Esta é uma dica bastante corriqueira. Mas e aí, cheguei uma hora antes e vou ficar fazendo o que ali? Tudo, menos bater papo com os outros candidatos.

Não digo que não possa ter um oi, tudo bem, boa prova, boa sorte, e ..... vou ali, com licença. Não pare, não dê sopa para o desgaste.

Então, chegou uma hora antes, o que você pode tranquilamente fazer é ouvir uma música com o seu headphone, algo inspirador, em um local tranquilo. Geralmente as provas são em universidades. Não precisa ir para um local ermo. Lembrem-se de que estamos no Brasil. Não vá ser roubado neste dia.

O importante é relaxar nestes minutos antecedentes, mas não tanto. Entrar completamente desconcentrado não é o objetivo. Portanto, faltando uns 20 minutos comece a trazer o espírito para a prova, os pensamentos, a concentração, o foco. Uma meditação será muito bem vinda neste momento, direcionada para o carregamento de energias voltadas para a solução das questões que virão. Falaremos sobre isso mais pra frente, em outro post. Existe uma fonte muito importante de vitalidade que podemos extrair de uma meditação concentrada em um objetivo fixo de prova.

Ultimamente não tem sido permitido entrar, escolher o lugar na sala e sair. Geralmente somos obrigados a ficar plantados igual um 2 de paus na cadeira escolhida. Se for assim, considero 15 minutos um tempo tranquilo para entrar. Porém, bem antes disso é bom dar uma olhada em qual é a sua sala, se tem alguma parte que está pegando muito sol, o que será um incômodo extra; se já tem muita gente entrando.

Evite ser um dos últimos a entrar, para não correr o risco de ficar em um assento mal localizado.

Cinco minutos antes da prova, para os que acreditam, faça uma oração. Ela tem um efeito terapêutico de tranquilizar o espírito e preparar a mente para a batalha. A meditação também é uma ótima opção neste momento.

Outra dica que dou é quanto a alimentação: evite comidas pesadas no dia anterior, evite comidas típicas se você está em uma cidade diferente. Pela manhã, acostume-se muito antes do dia da prova a nutrir o seu corpo, e não somente jogar bolos de comida para dentro. Sobre isso falaremos também mais adiante ao abordar um aspecto importantíssimo, que é a alimentação do guerreiro.

Vejam bem meus amigos, eu sei que a grana pode estar curta, que é difícil comprar aquele maravilhoso alimento para o café da manhã e que você só como mesmo o que "dá" para comprar. Coloquei entre aspas o "dá", porque hoje cada vez mais, graças à internet, estamos recebendo informações de profissionais da saúde elencando uma série de alimentos baratos que estão ao nosso alcance e que seriam incrivelmente úteis na primeira refeição do dia.

Guerreiros, vale uma pesquisa sobre o assunto, considere isso como estudar para a prova.

Voltando para o dia da prova, você pode até estudar algo, não é proibido e pode até ajudar a trazer a sua energia para o foco do dia; mas jamais bata a cabeça com algum assunto pendente. Este, definitivamente não é o momento de resolver aquela equação impossível.

Muito mais produtivo é revisar alguns blocos de fichas sem se prender muito em dúvidas. Passando calmamente a matéria, sem estress.

Se você for com os amigos para o local de prova, de carro por exemplo, estimule-os a usar o headphone, a ouvir algo que estimule a concentração. É muito melhor do que ficar debatendo matéria e provocando perturbações energéticas no seu equilíbrio.

Se for o último dia de provas, combinem um encontro para finalmente descarregar a energia, mas só se for o último dia.

Evite atividades físicas desgastantes no dia anterior. Sabemos que o corpo demanda energia para a recuperação muscular. Porém, uma atividade leve de meia hora pode muito bem ajudar a relaxar.

Evite o sexo na noite anterior.

Pode ser maravilhoso, com a pessoa amada ou não, pode ser mega relaxante, mas meus amigos, há uma intensa troca energética aí. Dependendo de como foi, seu corpo pode entrar em um estado de desequilíbrio que pode atrapalhar o momento mais importante de dia seguinte, que com certeza, não fará valer a pena a noite anterior.

Depois da prova você terá 364 noites para o amor. E depois da aprovação, o resto da vida. É muito tempo.

Evite assuntos espinhosos com a família, filmes e entretenimento em que aparece violência ou cenas desagradáveis, de baixa energia. Evite torcer exacerbadamente por seu time naqueles jogos noturnos. Evite qualquer atividade que desequilibre sua energia, sua concentração. Na noite anterior você já está em ciclo de prova, lembre-se deste termo: ciclo de prova. Ele começa muito antes de o examinador abrir o envelope com aquele calhamaço de papéis que será o seu caminho para o sucesso.

Pedir para dormir cedo justamente neste dia de tensão pode parecer um exagero, mas é isso mesmo. Mas como cumprir esta tarefa? Não dá para fazer isso de uma hora para a outra. O sujeito está acostumado a dormir meia noite e em uma noite que já é complicada resolve que tem que dormir às 22h? Creio ser impossível assim.

Para ajudar a resolver esta situação, recomendo uma treinamento bem anterior ao dia de prova. Acostume-se 1 mês antes a já dormir às 22. Desenvolva as suas tarefas de modo a dormir a esta hora pelo menos no mês que antecede a prova. Deste modo, na noite anterior à prova, você terá uma chance muito maior de êxito na hora de dormir. Mesmo assim, confesso que não é fácil.

É isso amigos. Como sempre, espero ter contribuído em algum ponto no caminho de vocês.


Só estamos começando,

Alex Viégas


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes