Concurseiros profissionais

Na capa do meu livro escrevo: "o caminho das pessoas comuns", e é exatamente o que penso. A vitória em qualquer concurso é um objetivo alcançável por pessoas absolutamente comuns, como eu e você, sem enfeites ou dons especiais.


Mas o que ocorre para que essa pessoa comum conquiste vagas tão disputadas por pessoas que não parecem nada comuns?


Começamos comuns nessa caminhada, isso é um fato. Mas com o decorrer do tempo e com a nossa persistência em permanecer no caminho, vamos nos transformando, já não somos iguais ao que éramos no início. Até mesmo se tirassem uma foto do nosso cérebro nestes dois momentos, as diferenças seriam gritantes.


É basicamente a diferença entre um profissional e um amador. Vejamos um fotógrafo. Praticamente todo mundo gosta de tirar fotos, e agora com o possibilidade de retoques no computador ou mesmo no celular, todos acham que podem virar da noite para o dia fotógrafos profissionais. Podem sim, mas não da noite para o dia.


A rotina de um fotógrafo é desgastante. O que vemos como produto final esconde horas de trabalho antes, durante e depois do clique. É acordar cedo, dormir tarde, ficar em frente a uma tela buscando mínimos detalhes, ficar em pé, se agachar, ficar estático, segurar um peso com as pontas dos dedos por vários instantes sem se mexer, interagir com o público, preparar o ambiente, verificar a luz, as baterias, a decoração, o fundo, as posições do modelo, adaptar o enquadramento, e depois, no outro dia, começar tudo de novo.


Isso é legal, quando vemos o resultado, mas o dia a dia não é para pessoas comuns, assim como virar um concurseiro profissional também não é.


Todo mundo se empolga com um novo concurso que acabou de abrir o edital. Mas o concurseiro profissional já estava se preparando para esse concurso há uns dois anos.


Muitos começam a estudar, com mil sonhos em mente, toda a energia nos primeiros dias, e realmente percebendo que é possível. Mas por diversos motivos essa energia começa a cair e o que sobra no final o que sobre é uma pessoa cheia de desculpas.


O concurseiro profissional, aquele que vai vencer, adquire um hábito incrível com o tempo: ele termina o dia pensando em concurso e acorda pensando a mesma coisa. Indo mais longe, e muitos vão concordar com isso, ele sonha com o seu concurso, sua nova profissão.


O concurseiro profissional reconhece a existência de dificuldades, de dias ruins, do desânimo, das derrotas pelo caminho, das matérias mais complexas, tudo aquilo que vem para derrubar, mas simplesmente continua.


Continua porque de acordo com os relatos de quem venceu, inclusive este que vos escreve, é assim mesmo. A dor fará parte dessa caminhada, não se importe com isso. Quando surgirem as dificuldades, fique feliz, é mais uma prova de que você está no caminho certo.


O concurseiro profissional é capaz de ouvir 50 vezes a mesma aula, literalmente, ler 40 vezes o mesmo capítulo, realizar 100 vezes o mesmo simulado, estudar a mesma matéria mesmo depois de já ter entendido, ler ao acordar, só para aquecer; ler antes de dormir, só para relaxar; revisar a mesma matéria até o último dia antes da prova, considerar que sempre é possível aprender um pouco mais e principalmente, manter viva a matéria do seu alvo, sua meta, seu objetivo, o foco de seus pensamentos.


O concurseiro profissional (poderia ser até nome de livro, olha a dica aí) assume com tanto vigor esse papel de estudante, que descobre um poder ao alcance de suas mãos, o de escolher no que vai trabalhar sem ter que pedir licença e sem ter que fazer pose de bonito. Isso é sensacional, é a verdadeira independência, é descobrir que não existem limites para uma mente determinada, ou pelo menos, que nossos limites estão muito além de onde imaginávamos.


Ser um concurseiro profissional é uma condição possível para qualquer pessoa comum, mas saibam que é uma situação completamente diferente de vida. Você jamais será o mesmo; mecanismos no seu cérebro sobre sua visão de mundo foram alterados, seus olhos brilharão diferente; onde os outros vêem dificuldade, você vislumbra uma clara oportunidade. Você sabe que para o sucesso, a fórmula principal não é segredo para ninguém e que está ao alcance de qualquer mortal que realmente se dispõe a começar a caminhada, e acima de tudo, permanecer nela.


Que o sucesso chegue a cada um na medida dos seus sonhos.

Só estamos começando.

Alex Viégas

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes