Pausar pelos filhos


O texto abaixo é de uma concurseira e reflete muito do que penso sobre essa ligação infinita com os nossos filhos. Eles são um capítulo importante nessa estória de concursos. Quer dizer, essa estória de concursos é um pequeno capítulo perto do que eles são; mas vamos lá:


Pausar a vida pelos filhos...

Hoje enquanto esperava dar a hora de buscar o filho mais velho na escola, fiquei pensando em quantas vezes, desde que me tornei mãe, já escutei a frase “não pause sua vida pelos filhos, pois eles um dia crescem”; como uma forma disfarçada de menosprezar a dedicação materna.

Cria-se o filho pro mundo, todo mundo diz.

As asas, as benditas asas. Eu sei, você sabe.

Não pausar a vida. Ideia curiosa essa, já que ser mãe é viver eternamente de pausas.

Por 9 meses, pausa o vinho.

Por aproximadamente 40 dias se pausa a vida sexual.

Por muitas e muitas noites pausa o sono, pausa a reunião de trabalho, a ligação importante, a oportunidade profissional. Pausa a poupança, porque juntar dinheiro fica difícil.

A gente pausa as refeições e os banhos. Pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro.

A gente pausa o coração na preocupação e pausa a própria vida pra respirar a deles.

Criar para o mundo. O que isso seria?

Educar, cuidar, amar. E proteger. Em tempo integral. Porque mesmo quando eles estão longe dos nossos olhos, a gente os protege através de Deus. Ou vc já viu na vida alguém com mais Fé do que uma Mãe??

Então eu penso... que filhos NÃO são do mundo. Nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo.

Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães.

Eles vão crescer e vão bater asas sim. E é isso que a gente quer... Vê-los desbravadores e felizes. Mas só alça voo de sucesso quem sabe que tem um ninho pra voltar...

Boa noite!!! 💖☝

Joshiane Schmitt



Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes